terça-feira, 9 de março de 2010

A Festa


A Festa
Paulo Bomfim – 30/08/2009

Havia numa escola um professor que dava aula para duas turmas diferentes.

Um dia, ele enviou uma carta a cada aluno de uma delas com os seguintes dizeres.

“Você está convidado para uma grande festa! Lá haverá comida e bebida a vontade, doces e salgados diversos, além de um grande bolo. Venha participar e se fartar, ao som de boa música e uma vista linda.

Esta festa é pra cada um de vocês. Espero que aproveitem-na ao máximo!”

O endereço estava abaixo, juntamente com o local da festa.

Todos comentavam que seria o máximo. Então marcaram de se encontrar e ir juntos à festa.

E assim foram eles para a festa, com grande expectativa das comidas, das bebidas, do quanto se divertiriam, de qual sabor seria o bolo, como seria o serviço de atendimento, quantos manobristas estariam lá, garçons, animadores de festa.

Porém, que surpresa ao chegarem! Na porta do local, que estava com as luzes apagadas e sem ninguém para recebê-los, havia um bilhete grande dizendo: “Benvindos à Festa! Ela é de vocês! Aproveitem!”.

Logo pensaram que se tratava de uma surpresa, que ao entrar os estariam esperando para atendê-los e dar-lhes aquilo que queriam.

Mas ao abrirem a porta encostada, se depararam com um salão sem nenhuma pessoa e escuro.

Quando encontraram o interruptor e acenderam as luzes, ainda com alguma expectativa da surpresa, que decepção! Não havia festa alguma! Havia uma mesa grande, com algumas caixas e algumas sacolas, cheia de embalagens fechadas. Havia uma copa com forno microondas, fogão e geladeira, mas ninguém ali. Havia um aparelho de som grande, mas estava desligado.

Que decepção! O professor nos pregou uma peça, pensaram eles enquanto se retiravam, ainda indignados.

No dia seguinte, ainda comentando entre si o acontecido, souberam que a outra turma que tinha aula com o professor havia recebido o mesmo convite que eles.

Eles riram entre si e já começavam a caçoar dos colegas, imaginando que voltariam tão frustrados quanto eles.

Mas no outro dia porém, ao perguntarem com ansiedade pra saber como havia sido a festa, que surpresa não tiveram ao ouvir que a festa havia sido o máximo. Sem entender, eles perguntaram se eles haviam comido ou bebido, ou pelo menos dançado alguma musiquinha.

Os colegas, com brilho nos olhos, contaram que haviam comido salgadinhos e docinhos deliciosos, além de provado diversos sucos de frutas diferentes, tomado sorvete, ouvido música de ótima qualidade e dançado muito.

Os alunos da primeira turma não acreditavam. Confirmaram com eles o endereço e repetiam indignados que não era possível. O professor deve ter pregado uma peça mesmo neles, porque quando foram, não havia nada pronto nem ninguém para recebê-los ou serví-los, e contaram como encontraram o lugar quando lá chegaram na hora marcada.

Eis então que o pessoal da segunda turma contou que com eles havia acontecido a mesma coisa. E que quando eles leram a placa “Benvindos à festa! Ela é de vocês!”, eles foram ver que a festa estava toda lá, esperando por eles. Dentro das sacolas, estavam guardanapos, copos, pratos e talheres descartáveis. Dentro das caixas menores estavam diversos salgadinhos que eles só precisaram esquentar um pouco no microondas. Dentro da geladeira estavam várias bebidas, sucos e refrigerantes de diversos tipos. Junto ao aparelho de som que só estava desligado da tomada, estavam cds dos mais variados, que eles foram escolhendo e montando um repertório para curtir e dançar!

Quando encontraram o bolo, o professor apareceu para cortá-lo, e disse assim:

“Deus preparou uma grande festa para todos os homens. Deus preparou a vida e todo esse planeta maravilhoso para que o homem se farte de suas alegrias e belezas e que viva e aprenda em toda a sua plenitude. Mas o homem tem que trabalhar o que Deus lhe dá. Tem que arar a terra, tem que montar as suas vestes, deve rumar sempre, através de seus esforços, para a estrada do progresso. Porque só aquele que toma o trabalho em suas mãos, compreende a nobreza e prazer de servir.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário