terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Espírita, Espiritualista, Kardecista...?




    Afinal, qual a definição da religião e daqueles que seguem os ensinamentos codificados por Allan Kardec? Parece que falta consenso até entre aqueles que estão na religião há muito tempo! 
    Há quem diga que a religião é o "Kardecismo" e os seguidores são os "Kardecistas". Outros dizem que somos "espíritas cristãos". Há quem diga que "espírita" é a mesma coisa para os seguidores da Umbanda e Candomblé, portanto é importante dizer que é "espírita kardecista".
    Mas o que disse Kardec? Ele, que em 18 de abril de 1857 publicou "O Livro dos Espíritos", o marco do nascimento desta doutrina que estamos tentando decifrar o nome e o nome que se dá aos seus adeptos, como o intelectual e professor que era, iniciou esta obra justamente esclarecendo estas questões, na Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita, capítulo I - Espiritismo e Espiritualismo, como transcrito abaixo:


    "Para as coisas novas necessitamos de palavras novas, pois assim o exige a clareza de linguagem, para evitarmos a confusão inerente aos múltiplos sentidos dos próprios vocábulos. As palavras espiritual, espiritualista, espiritualismo têm uma significação bem definida; dar-lhes outra, para aplicá-las à Doutrina dos Espíritos, seria multiplicar as causas já tão numerosas de anfibologia. Com efeito, o espiritualismo é o oposto do materialismo; quem quer que acredite haver em si mesmo alguma coisa além da matéria é espiritualista; mas não se segue daí que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível.
    Em lugar das palavras espiritual e espiritualista empregaremos, para designar esta última crença as palavras espírita e espiritismo, nas quais a forma lembra a origem e o sentido radical e que por isso mesmo têm a sua significação própria. Diremos, portanto, que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se o quiserem, os espiritistas.
    Como especialidade 'O Livro dos Espíritos' contém a Doutrina Espírita; como generalidade liga-se ao Espiritualismo, do qual apresenta uma das fases. Essa a razão porque traz sobre o título as palavras: Filosofia Espiritualista."


    Sendo assim, fica esclarecido que as palavras "espírita" e "Espiritismo" são neologismos criados por Kardec, a fim de criar novas palavras pra denominar essa então nova doutrina.
    Leia Kardec!

Nenhum comentário:

Postar um comentário